|
|||||
|
O que é Estágio
1. O Que é Estágio?
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos. 2. Quem Pode ser Estagiário?
Podem ser admitidos como estagiários estudantes que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 3. Em Que Condições Deve Ocorrer o Estágio?
O estágio, como estratégia de profissionalização, deve ocorrer ao longo do curso numa situação real de trabalho, permitindo ao estudante uma acumulação sucessiva de habilidades e capacidades. As atividades do estágio deverão ser compatíveis com o contexto básico da profissão a que o curso se refere. 4. Por Que o Estágio é Bom Para o Estudante?
Pode ser um eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante:
5. Por Que o Estágio Interessa à Empresa?
É um instrumento que oferece uma série de vantagens a curto, médio e longo prazos, tais como:
6. Por Que a Escola Deve Participar do Estágio?
Obrigatório ou não, o estágio concorre para aprimorar o ensino, pois funciona como um canal de intercâmbio entre a escola e o setor de produção, fornecendo subsídios para a adaptação dos currículos às necessidades do mercado de trabalho. Com isso, a escola melhora as chances de colocação profissional de seus formandos e, subsidiariamente, poderá ter sua imagem divulgada em função da qualidade de seus alunos. Além disso, por força da Lei 11788/2008. 7. Quem Supervisiona o Estágio?
O estágio, como parte do processo educacional, deve ser supervisionado pela instituição de ensino a que pertence o estudante selecionado. Como estratégia de profissionalização, entretanto, deve também ser acompanhado pela empresa. Idealmente, essa supervisão deve ser uma ação conjunta, envolvendo o professor/orientador e o profissional encarregado do treinamento de estagiários na empresa concedente. Voltar |